E isso está a acontecer neste preciso momento. Os ecossistemas também estão a mudar, com algumas espécies de plantas e animais a desaparecerem. As partículas nanoplásticas estão por todo o lado - na nossa água, no ar e nos alimentos. Não podemos continuar a fingir que está tudo bem. A ecologia já não é uma moda ou uma tendência - é uma necessidade. Enquanto raça humana, estamos apenas a dar os primeiros passos na aprendizagem de como cuidar de forma sensata dos nossos recursos e da nossa casa - a Terra. Ainda há muito a aprender, mas cada passo na direção certa e cada pequena decisão contam.
O PET, ou poli(tereftalato de etileno), é um dos tipos de plástico mais utilizados. As garrafas PET, nas quais são vendidas bebidas ou água mineral, são o produto mais popular e conhecido fabricado a partir deste material.
O rPET nada mais é do que um material secundário produzido após a reciclagem de garrafas PET usadas e outros produtos. Trata-se de um polímero sob a forma de fibras, que são depois utilizadas para fabricar tecidos para a produção de vários tipos de têxteis.
Tamanho: (10L) 40 x 28 x 11 cm
Materiais: Poliéster reciclado R-PET
• 2 bolsos para documentos
• 2 bolsos com fecho de correr
• Bolso para caneta
• Bolso para computador portátil 15,4"
• Bolso para telemóvel
• Correia de fixação para a pega da mala
A transformação de garrafas PET em rPET é ainda um ramo da reciclagem em desenvolvimento. No entanto, tem um grande potencial para o futuro. A produção secundária pode reduzir as emissões de CO2 até 70% em comparação com a produção de PET convencional. A utilização generalizada deste processo terá também um impacto significativo na redução dos resíduos depositados em aterros e não só. Além disso, o fabrico de produtos a partir de materiais reciclados significa uma menor utilização de recursos naturais e, por conseguinte, uma menor pressão sobre o ambiente.
A nossa mochila é assim a segunda vida de muitas garrafas. A nossa empresa pode até ter contribuído para isso, uma vez que apoiamos uma organização que recolhe lixo do Mar Báltico. Todos nos devemos lembrar que a nossa garrafa de água de plástico usada deve ir sempre parar a um caixote do lixo devidamente identificado. Sempre.
Não, não estamos enganados. Para além de produtos como a nossa mochila, o fio rPET é cada vez mais utilizado no fabrico de vestuário para caminhadas e desporto. São necessárias cerca de 35 garrafas PET para fazer uma camisola de lã.
Consegue adivinhar quantas camisolas destas poderia ter ao fim de um ano de consumo próprio?